Além de valorização, falta esclarecimento à população sobre funcionamento do SUS

Além de valorização, falta esclarecimento à população sobre funcionamento do SUS

A primeira parada do “Rolê da Virada” foi na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Regional Boa Vista. Lá o candidato a prefeito de Curitiba pelo PDT, Goura12, que vai percorrer as 10 regionais nesta sexta-feira (06), falou sobre saúde pública.

“A administração pública e a sociedade como um todo precisa valorizar o SUS. Não vamos admitir retrocessos”, afirmou Goura.

A enfermeira Mariângela Pegoraro, que tem 15 anos de profissão, dos quais nove dentro da UPA, alerta para a necessidade de priorizar a atenção básica. “O SUS é o melhor plano de saúde que existe. Basta ser bem gerido. A gestão, os profissionais e a população precisam dar o seu devido valor”, afirmou.

Mariângela destacou que falta informação para que as pessoas conheçam o funcionamento do SUS e saibam qual unidade procurar quando precisarem. “Muitos problemas podem ser resolvidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que respondem pela atenção primária. Mas como a população não tem esse conhecimento, acabam procurando as UPAS, que é urgência e emergência, e sobrecarregando o sistema”, afirmou.

“Além da falta de investimento na atenção ao SUS, falta justamente esse diálogo da prefeitura com a população para fazer esse esclarecimento, informar como funciona o sistema e qual unidade ela deve procurar”, ressaltou Goura.

Também estiveram com Goura na Regional Boa Vista a candidata a vereadora Paula Vanessa (12020) e os candidatos a vereador Paulo Ruchinski (12123) e Candiero (12888).

shares
× Fale com o Goura