🚲 Quem são Goura e Ana? 🚲
Quem é o Goura?
Mestre em filosofia pela UFPR, professor de yoga e sânscrito, cicloativista, deputado estadual e candidato a prefeito de Curitiba pelo PDT. Vereador de Curitiba entre 2017-2018, foi líder da oposição ao prefeito Rafael Greca e o único vereador a ser eleito deputado. Na ALEP, é presidente da Comissão do Meio Ambiente e tem se destacado com um dos mandatos mais propositivos da casa.
Quem é Ana?
Jornalista, ativista pelos direitos das mulheres e candidata a vice-prefeita de Curitiba pelo PDT, trabalhou sempre pela inclusão feminina na política e nos espaços decisórios, como forma de reduzir as desigualdades sociais. Foi presidente da Associação do Comércio e Indústria de Santa Felicidade (Acisf), integrou conselho Municipal de Turismo de Curitiba (Contur), o Conselho da Cidade de Curitiba (Concitiba) e o Conselho Municipal de Cultura de Curitiba (FCC).
TRAJETÓRIA
O Cidadão
Jorge Brand, o Goura, tem 38 anos, é filho da médica Margarida de Oliveira e do poeta jornalista Jaques Brand, companheiro de Elenice Guimarães e pai das pequenas Sofia e Tulasi.
Na adolescência se interessa pela contracultura. Aos 18 anos, faz sua primeira viagem à Índia e aprofunda os estudos do yoga, sânscrito e cultura da paz. É assim que ganha o nome Goura Nataraj.
De volta ao Brasil, completa sua graduação e mestrado em Filosofia na UFPR, onde estudou a Obra de Artur Schopenhauer. Dedicou-se também ao estudo do Grego e Sânscrito, além de tornar-se professor de ioga.
O Ativista
Começa a colocar suas ideias em prática com os ativistas do Coletivo Interlux com ações como Jardinagem Libertária, Música Pra Sair da Bolha e a primeira Bicicletada de Curitiba. Em 2007, pinta a primeira ciclofaixa da cidade – sendo multado por crime ambiental pela prefeitura.
Co-fundador da CicloIguaçu
Em 2011, é co-fundador da Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu, que teve papel fundamental na criação do Plano Cicloviário de Curitiba e nos diversos investimentos cicloviários que a cidade recebeu durante a gestão 2013-2016.
Jardim de Sofia e Praça de Bolso do Ciclista
Em 2012, cria o Jardim de Sofia, um espaço comunitário às margens do Rio Belém. Em 2014, junto a dezenas de pessoas, constrói a Praça de Bolso do Ciclista – a primeira da cidade feita coletivamente.
O POLÍTICO
Candidato a deputado federal
Em 2014, Goura é candidato a deputado federal com as pautas da mobilidade, meio ambiente, parto humanizado, arte e cultura. Com uma campanha colaborativa feita por dezenas de pessoas, consegue trazer 13.235 pessoas para pedalar junto.
Assessor de mobilidade na Setran
Em 2015, trabalha na Secretaria de Trânsito de Curitiba. Em apenas um ano, participa da criação das áreas e vias calmas da cidade, de dezenas de quilômetros de estrutura cicloviária e centenas de paraciclos.
Candidato a vereador de Curitiba
Em 2016, se candidata a vereador de Curitiba. Com novas pautas e ainda mais pessoas colaborando com a campanha, consegue ocupar a política. Goura foi eleito vereador de Curitiba com 6.657 votos.
O VEREADOR COMBATIVO
Logo que entrou na Câmara, Goura vira uma das principais vozes da oposição à bancada do prefeito Rafael Greca. No segundo semestre, foi escolhido líder da oposição e intensificou a fiscalização do Executivo, denunciando com rigor o arbítrio do prefeito e a falta de independência da Câmara.
Pacotaço do prefeito Rafael Greca – Junho 2017
Com seis meses de mandato, enfrenta a bancada do prefeito ao se opor ao projeto que cortou direitos dos servidores por um suposto ajuste fiscal da prefeitura. Desde então, a defesa dos servidores passou a ser uma das principais causas defendidas pelo seu mandato.
PRINCIPAIS CAUSAS DEFENDIDAS NA CÂMARA
Mobilidade ativa
É com esta pauta que a pedalada começou e continua até hoje. Na Câmara, o mandato elabora diversas sugestões ao executivo, ações e projetos de lei para promover infraestrutura e segurança aos pedestres, ciclistas, skatistas e pessoas com deficiência.
Agricultura Urbana
É fundamental assegurar à sociedade alternativas de alimentos saudáveis e com baixo custo. O mandato tem defendido essa causa com destaque para o projeto de lei que autoriza a ocupação dos espaços públicos e privados com agricultura urbana, hoje em tramitação na Câmara.
Parto humanizado
A humanização do parto é defendida por Goura desde os tempos de ativista. Como vereador, tem realizado diversas ações conscientizando sobre a violência obstétrica e a necessidade do protagonismo da mulher antes, durante e depois do parto. A vida não pode começar com violência.
Defesa dos serviços públicos
Com seis meses de mandato, Goura enfrenta a bancada do prefeito para se opor ao pacotaço, projeto que corta direitos dos servidores por um suposto ajuste fiscal da Prefeitura. A defesa dos serviços públicos é hoje uma das principais causas defendidas na Câmara.