Em maratona de campanha, Goura percorre as dez regionais de Curitiba

Em maratona de campanha, Goura percorre as dez regionais de Curitiba

Em ritmo de maratona, o Goura percorreu nesta sexta-feira (6) as dez administrações regionais de Curitiba para expor as demandas e soluções mais urgentes que o futuro prefeito terá pela frente, a partir do mês de janeiro próximo.

Batizado de “Rolê da Virada”, por causa do crescimento que a candidatura do Goura à Prefeitura de Curitiba vem registrando, as visitas foram marcadas por debates sobre Saúde, Educação, Emprego, Moradia, entre outros temas essenciais. “Precisamos transformar a cidade e fazer com que as propostas sejam concretizadas efetivamente”, afirmou Goura.

O pedetista passou por Boa Vista, Cajuru, Boqueirão, Bairro Alto, Tatuquara, Pinheirinho, CIC, Portão, Santa Felicidade e Matriz, nessa ordem.

Boa Vista

A primeira parada foi na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Regional Boa Vista, onde Goura falou sobre saúde pública. O candidato conversou com profissionais da UPA que ressaltaram a importância do fortalecimento e manutenção do SUS, priorizando a saúde pública para que todos tenham acesso.

“A administração pública e a sociedade como um todo precisam valorizar o SUS. Não vamos admitir retrocessos”, afirmou Goura.

Cajuru

Na Regional Cajuru, o candidato esteve no Terminal do Capão da Imbuia, e constatou a importância da integração entre os modais de transporte e o investimento em um urbanismo que promova a segurança.

A valorização dos artistas de rua e a descentralização da cultura também fizeram parte da agenda de trabalho do Goura na Regional Cajuru. Ele lembrou que entre suas propostas está o fortalecimento de políticas públicas para o setor, com mudanças para aumentar o orçamento e retomar as conferências municipais de Cultura, importante referência de debates e encaminhamento de soluções.

Boqueirão

No Boqueirão, o setor cultural foi mais uma vez o tema principal. Goura diz que como prefeito quer ações como o evento “Boqueirão Cultural” nos 75 bairros de Curitiba, colocando a estrutura do poder municipal para defender esses projetos, com desburocratização para autorizá-los e apoio logístico.

Bairro Novo

A agricultura urbana foi o tema no Bairro Novo. O candidato a prefeito visitou a horta comunitária do Sambaqui, na Vila Osternack, na Regional do Bairro Novo, onde 41 famílias plantam e tiram seu sustento da produção orgânica da horta comunitária.

“Não é só a produção de alimentos saudáveis. É a produção de espaços de convivência da comunidade. É geração de renda com a produção de alimentos saudáveis”, afirmou Goura, que é autor da Lei da Agricultura Urbana em Curitiba e do projeto RMC (Região Metropolitana de Curitiba) Livre de Agrotóxicos.

Pinheirinho

Na Regional do Pinheirinho, Goura confirmou a importância de ter um prefeito que evite a terceirização dos serviços de saúde, uma prática que vem sendo adotada a toque de caixa pela atual gestão. O candidato pedetista afirmou que “os relatos não são nada animadores”, o que deveria obrigar o prefeito a ter “uma gestão muito mais atenta à saúde pública, uma gestão que dialogue com os servidores”.

Tatuquara

Na Regional do Tatuquara, Goura conversou com os comerciantes e ouviu deles as principais necessidades. “Vimos aqui muitos jovens que estão empreendendo, buscando formas de garantir o sustento de suas famílias. Isso merece nossa atenção e respeito”, afirmou.

CIC 

Durante visita à Cidade Industrial de Curitiba, o candidato do PDT encontrou-se com professoras do local e disse que vai resgatar projetos que tornaram a cidade referência na área da Educação, mas que foram suspensos pelo atual prefeito, o que prejudicou alunos, pais e servidores do setor.

Ali, Goura também conversou com lideranças das ocupações Tiradentes, Dona Cida e 29 de Março, exemplos claros da falta de investimentos em programas habitacionais e que flagram a Curitiba que não aparece na propaganda do prefeito atual.

Portão 

Na passagem pela Regional do Portão, Goura fez uma visita a uma das mais tradicionais sorveterias de Curitiba, A Formiga, e reforçou seu compromisso com o incentivo à prática de esportes e hábitos saudáveis para contribuir com a promoção da saúde preventiva. Logo depois, visitou a Feira Gastronômica Noturna da Praça da Ucrânia, e conversou com os feirantes, de quem recebeu duas reinvindicações importantes para fortalecer a feira: a criação do Estatuto dos Feirantes e a inclusão da Feira Gastronômica Noturna no roteiro turístico da cidade.

Santa Felicidade

No bairro Butiatuvinha, em Santa Felicidade, Goura, e sua vice, Ana Moro, ouviram os moradores da região. “Queremos uma participação democrática da população junto à Prefeitura de Curitiba. Entendo que o cerne de uma gestão pública responsável é esse contato com os cidadãos”, afirmou o Goura, na Associação dos Moradores e Amigos do Butiatuvinha, onde apresentou suas propostas para a prefeitura Curitiba.

Matriz

Na última parada do dia, na Regional Matriz, na praça Tiradentes, Goura conversou com representantes do Movimento de População de Rua (POP RUA). Uma cidade humana deve garantir a dignidade destas pessoas, oferecendo abrigo, água potável, alimentação e locais adequados para sua higiene pessoal e guarda-pertences, disse o candidato. “Também deve dar acesso à sua qualificação, alfabetização, emprego e renda. Ninguém é “morador de rua”, esta é uma situação transitória e a prefeitura deve agir para que seja breve”, concluiu Goura.

 

shares
× Fale com o Goura