Em uma cidade que não tem mais zona rural, o caminho é investir na agricultura urbana, afirma Goura

Em uma cidade que não tem mais zona rural, o caminho é investir na agricultura urbana, afirma Goura

Na quarta parada do “Rolê da Virada” o assunto foi agricultura urbana. O candidato a prefeito de Curitiba, Goura12, visitou a horta comunitária do Sambaqui, na Vila Osternack, na Regional do Bairro Novo.

Há mais de 10 anos, 41 famílias plantam e tiram seu sustento da produção orgânica da horta comunitária. Porém, iniciativas como essas não são comuns. Falta estímulo da prefeitura para a criação de outras hortas e também atenção às que já existem.

“Não é só a produção de alimentos saudáveis. É a produção de espaços de convivência da comunidade. É geração de renda com a produção de alimentos saudáveis”, afirmou Goura, que é autor da Lei da Agricultura Urbana em Curitiba e do projeto RMC (Região Metropolitana de Curitiba) Livre de Agrotóxicos.

Goura lembrou que Curitiba não tem mais zona rural oficialmente. 100% da cidade é zona urbana. “Então a gente tem que fortalecer iniciativas como estas. Aqui, por exemplo, não tem um banheiro ou mesmo um abrigo para os produtores se protegerem da chuva”, afirmou.

O vereador e candidato à reeleição, Marcos Vieira (12311), que é morador da Regional Bairro Novo, acompanhou a visita. “A gente vê a quantidade de benefícios que um espaço como este traz para a comunidade. Traz saúde, traz bem-estar, traz segurança, traz renda. Então acho que este é o caminho”, afirmou.

shares
× Fale com o Goura