Goura anuncia a recriação da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico

Goura anuncia a recriação da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico

Uma das medidas para enfrentar a crise econômica que deve se estender por 2021 é a recriação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda. A proposta foi anunciada pelo candidato a prefeito de Curitiba pelo PDT, Goura, nesta quarta-feira (4), em reunião com o presidente do Sindicato dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo e Lojas de Conveniências em Postos de Curitiba (Sinpospetro), Lairson Sena de Souza, e demais diretores.

Goura explicou que a secretaria será fundamental para pensar a geração de emprego e renda. “A gente ainda está vivenciando uma questão muito grave. E, no ano que vem, ao que tudo indica pelo que está acontecendo na Europa, a gente ainda vai ter que manter a guarda. Então a secretaria vai ser fundamental nessa reordenação da economia em Curitiba”, avaliou.

“Frentista Amigo do Turista”

Uma das propostas apresentadas pelo Sinpospetro ao candidato Goura é o projeto “Frentista Amigo do Turista” que implica na qualificação destes trabalhadores para orientarem os turistas de forma correta com o auxílio de coletes com pontos turísticos da cidade de folders informativos.

“Um dos primeiros contatos que o turista tem quando se perde na cidade de Curitiba é de fato o trabalhador frentista. Este projeto pode ser feito a partir de parcerias entre Sinpospetro, ParanáPetro, Companhias de Petróleo e o poder público municipal”, sugeriu Lairson Sena.

Goura parabenizou o Sindicato pela proposta e se comprometeu a implantá-la, caso seja eleito. “É um projeto muito interessante e com certeza temos grande interesse. Curitiba hoje já é o segundo destino turístico do Paraná, perdendo apenas para Foz do Iguaçu, e o fomento ao turismo local é fundamental para movimentar a nossa economia, gerando emprego e renda”, afirmou.

Atenção aos trabalhadores

O Sinpospetro também destacou a necessidade de medidas de proteção aos trabalhadores durante a pandemia. Entre as sugestões destacam-se a testagem da Covid-19 e a inclusão da categoria no grupo preferencial de vacinação.

Já em relação à segurança nos locais de trabalho, Lairson destacou a necessidade de aumentar o policiamento e rondas ostensivas, com câmeras de monitoramento em tempo real ligadas diretamente com a central da guarda municipal, para apoio e ajuda na segurança da sociedade e trabalhadores.

Outra reivindicação da categoria é a proibição de instalação de bombas de Auto Serviço, caso seja aprovado o PL 2302/2019 de autoria do Deputado Federal Vinicius Poit, do Partido Novo/SP. “Isso agravaria e muito a situação do desemprego em nossa cidade, que foi agravada pela pandemia e colocaria fim no emprego de cerca de 5 mil trabalhadores somente da cidade de Curitiba”, afirma Lairson.

 

shares
× Fale com o Goura