Goura assina Carta Compromisso com a Articulação Nacional de Agroecologia

Goura assina Carta Compromisso com a Articulação Nacional de Agroecologia

O candidato a prefeito a prefeito de Curitiba, Goura 12, assinou neste sábado (10), na Feira de Orgânicos do Passeio Público, a Carta Compromisso da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA). O documento contém propostas de políticas de apoio à agricultura familiar, à agroecologia e de promoção da soberania e segurança alimentar e nutricional em Curitiba.

Com esta ação, a ANA pretende promover o debate público durante o processo eleitoral e subsidiar a ação dos poderes executivo e legislativo do município. A Carta possui 36 propostas, elaboradas com base em um levantamento realizado pela ANA em todos os estados brasileiros e que identificou 700 iniciativas de políticas e programas municipais que contribuem para o desenvolvimento da agroecologia e apoiam a agricultura familiar.

“Estamos historicamente comprometidos com essa luta por alimento saudável e por uma Região Metropolitana de Curitiba (RMC) sem veneno, sem agrotóxico. Mas para isso é preciso garantir o apoio do poder público para que os feirantes e produtores tenham a assistência técnica necessária para essa transição e, assim, fazer com que a agroecologia seja a tônica em Curitiba e toda a RMC”, afirmou Goura.

Clique na imagem abaixo e confira a carta na íntegra:

As propostas apresentadas foram divididas em 13 grandes eixos: comercialização, circuitos curtos e compras institucionais; inclusão produtiva com segurança sanitária; infraestruturas nas áreas rurais; reforma agrária e direitos territoriais de povos indígenas e comunidades tradicionais; sementes, biodiversidade, águas e meio ambiente; cultura e comunicação; resíduos sólidos e compostagem; agricultura urbana; assistência técnica e extensão rural; apoio à produção e organização e enfrentamento à violência contra as mulheres; práticas integrativas e complementares no SUS; educação e juventudes, e controle e restrição de atividades que geram impactos negativos.

O candidato ressaltou que “alimentos orgânicos não são para quem tem mais poder aquisitivo. O alimento orgânico tem que estar acessível a todas e todos e esse é um compromisso que estou muito feliz de assinar”.

Clique na imagem abaixo e confira mais fotos:

Participaram da assinatura da carta os candidatos a vereadores Paulo Cesar Ruchinski e Ramiro Chemin, a representante dos produtores e produtoras agroecológicos, Karina Gonçalves David, o coordenador do MST, Roberto Baggio e o coordenador da Casa da Videira, Cláudio Oliver.

shares
× Fale com o Goura