Goura reafirma apoio à agroecologia em visita à Feira de Orgânicos no Passeio Público

Goura reafirma apoio à agroecologia em visita à Feira de Orgânicos no Passeio Público

Defensor da agricultura familiar e da agroecologia, o candidato Goura (PDT), esteve, na manhã de sábado (3), na Feira de Orgânicos do Passeio Público, no Centro de Curitiba, para conversar com os produtores que comercializam os seus produtos no local em 20 barracas e trailers.

“Nossas feiras orgânicas precisam de mais apoio da Prefeitura de Curitiba”, afirmou Goura ao conversar com alguns dos feirantes. Ele disse, conforme o relato deles, que isso não está acontecendo e que a situação ficou mais complicada por conta da epidemia do novo coronavírus (Covid-19).

Gestão participativa

“Por isso, tenho repetido que nossa candidatura se coloca como aquela que defende o diálogo, a conversa com todos como uma das formas de governar. Vamos fazer uma gestão participativa, colaborativa e democrática”, completou Goura.

O candidato do PDT defendeu que a agroecologia e a alimentação consciente devem ser estimuladas em todos os bairros da cidade. “Vamos fortalecer a agricultura urbana bem como a relação de Curitiba com toda a agricultura familiar praticada na Região Metropolitana”, defendeu.

Produtor de orgânicos

Para o produtor Ozir Natal dos Santos, do Sítio Recanto Nativo, que fica em Campo Magro, na Região Metropolitana, os feirantes de orgânicos do Passeio Público precisam do apoio de pessoas como o candidato Goura. “Ele é nosso conhecido e desde antes de ser eleito já estava na defesa da nossa atividade, da agroecologia e do meio ambiente”, disse ele. “E tem nosso apoio para nessa eleição para prefeito”, disse.

Clique na imagem abaixo e confira mais fotos:

Lei da Agricultura Urbana

Goura lembrou que foi por iniciativa sua, quando era vereador e presidente da Comissão de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Metropolitanos, que a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou a Lei da Agricultura Urbana.

“Faz dois anos. Nosso projeto virou a Lei Nº 15.300 de 28 de setembro de 2018 e autoriza a ocupação de espaços públicos e privados para o desenvolvimento de atividades de agricultura urbana”, recordou. “Nosso objetivo é incentivar a produção de alimentos saudáveis e, por que não, a criação de uma cidade mais bela

Audiência Pública Orgânicos

Como deputado estadual o candidato Goura promoveu, em fevereiro deste ano, a audiência pública “Paraná Mais Orgânico”, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Na ocasião, ele disse que somente com políticas públicas de fomento e com financiamento adequado a produção e o consumo de produtos orgânicos se tornarão viáveis e acessíveis para a maioria da população.

RMC Livre de Agrotóxicos

Outra iniciativa que beneficiar a agricultura ecológica e a promoção de uma alimentação saudável é o projeto de lei (PL Nº 438/2019), protocolado na Alep, que propõe Curitiba e Região Metropolitana livres de agrotóxicos.

O projeto prevê que o comércio, o consumo e o armazenamento de agrotóxicos serão restringidos gradualmente em 50% até 2025 e em 100% até 2030. “Nosso objetivo é melhorar a saúde e a qualidade de vida da população, preservar os recursos hídricos e o meio ambiente e favorecer a produção orgânica e sustentável.”

shares
× Fale com o Goura