Goura: “tratar com dignidade a população de rua é construir uma cidade mais humana para todos”

Goura: “tratar com dignidade a população de rua é construir uma cidade mais humana para todos”

Goura fechou o “Rolê da Virada” pelas dez regionais de Curitiba na noite desta sexta-feira (6) dialogando no marco zero da cidade, praça Tiradentes, sobre  a situação das pessoas que estão morando na rua. O candidato do PDT à Prefeitura de Curitiba defendeu que essa parcela da população precisa de políticas integradas das secretarias municipais e ações que possam atendê-las em curto, médio e longo prazo.

Moradia, representando ações mais complexas, e iniciativas de emergência, de apoio ao dia a dia da população em situação de rua, como banheiros, alimentação e espaços para guardar de objetos pessoas, são algumas das principais ações de Goura como prefeito da capital paranaense.

Ao encerrar o trabalho de campanha, Goura também conversou com o Carlos Humberto dos Santos, o Pulga, representante no Paraná do Movimento Nacional da População em Situação de Rua. “A política certa é acesso à moradia ou aluguel social. Depois que a pessoa estiver acessando a moradia, as (demais) políticas vêm depois. Não ao contrário. Quando se fala em acesso à moradia para a população de rua, parece que o gestor público não aceita. Acho então que a política de moradia tem que estar em primeiro lugar”, disse Pulga.

“Temos que ter ações de curto, médio e longo prazo. No curto prazo, temos que ter o fortalecimento das ações do poder público. Nossa proposta é que a FAS (Fundação de Assistência Social) seja uma secretaria de Assistência Social. Isso, junto com ações de médio e longo prazo, que basicamente é o direito à moradia. A gente vai ter que ter políticas de aluguel social e o condomínio social, que foi uma iniciativa na gestão do ex-prefeito Gustavo Fruet. A gente está falando de uma cidade mais humana que tem de olhar para todos e todas”, afirmou o Goura, que esteve acompanhado da Patrícia Teixeira, candidata a vereadora pelo PDT (12474), que tem um trabalho importante na humanização do parto e no acolhimento e projetos de apoio a mulheres em situação de rua.

shares
× Fale com o Goura