Goura visita a Vila Nossa Senhora da Luz, marco da Habitação de Interesse Social em Curitiba

Goura visita a Vila Nossa Senhora da Luz, marco da Habitação de Interesse Social em Curitiba

“Vamos ocupar a cidade, vamos ter política pública em todos os 75 bairros, vamos estimular o sentimento de pertencimento  dos curitibanos”, disse o candidato a prefeito de Curitiba pelo PDT, Goura 12, em visita à Vila Nossa Senhora da Luz, no Bairro Cidade Industrial de Curitiba (CIC), na tarde desta sexta-feira (16).

Para Goura é fundamental que a prefeitura estimule a relação das pessoas com seus bairros. “Este é o princípio de uma cidadania ativa, estimular a relação das pessoas com os seus bairros. Você cuida do seu bairro, das suas praças, das suas ruas”, frisou. Mas, segundo ele, não é isso o que acontece na atual gestão.

Espaço abandonado poderia ser aproveitado

Goura, para conhecer a realidade da região, conversou com o candidato a vereador e produtor cultural, Alex Otto, em frente a um espaço cultural que está abandonado depois que o contrato de comodato entre a Igreja Católica e a Cohab foi encerrado.

“Temos vários espaços abandonados como este no bairro. Este aqui [Localizado na Rua Ivo Odia] já está assim há mais de dez anos. Se fosse entregue para a comunidade nós poderíamos reformar e fazer um centro cultural comunitário”, afirmou Otto.

Para ele, por ser uma vila histórica, fundada em 1965, existem muitas demandas acumuladas. “Sabemos que o Goura é um cara que faz uma política humanizada e pode transformar a vida das pessoas por meio da cultura. O marco zero da CIC é aqui. Então a gente espera poder transformar esse espaço em algo útil para as pessoas”, destacou Otto.

 

Marco da Habitação de Interesse Social

Goura lembrou que a Vila Nossa Senhora da Luz é o marco da habitação de interesse social no Brasil. “Isso tem uma grande importância para a população. Temos aqui os conjuntos habitacionais desde os anos 60. A população vive aqui, tem vida, tem arte, tem esportes e tem carências. Por isso é urgente a descentralização da cultura, dos investimentos sociais e da educação”, frisou.

Josiane Brito, moradora da Vila Campo Alegre, também relatou o abandono da prefeitura. “Temos uma área muito grande, que se encontra totalmente abandonada. Já tentamos várias formas de apoio da prefeitura e nunca tivemos nenhuma resposta”, disse.

 

Abandono

Ela disse que a Vila Campo Alegre é a única vila que não tem nenhum espaço de lazer, nenhuma praça. “Tem esgoto a céu aberto, já teve desova de corpos, não tem segurança”, desabafou ela, ao contar que é nesse ambiente que as crianças são obrigadas a brincar.

A CIC é o maior bairro de Curitiba. Nele vivem cerca de 10% da população da Capital Paranaense.

 

shares
× Fale com o Goura