No Santa Cândida, Goura assina Carta Cidades Sustentáveis e mostra a situação do Rio Bacacheri Mirim

No Santa Cândida, Goura assina Carta Cidades Sustentáveis e mostra a situação do Rio Bacacheri Mirim

Às margens do Rio Bacacheri Mirim, no Bairro Santa Cândida, o candidato a prefeito de Curitiba pelo PDT, Goura 12, assinou a Carta de Compromisso Cidades Sustentáveis, que é um documento alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da chamada Agenda 2030 da ONU.

“Temos que criar um ciclo virtuoso de desenvolvimento sustentável que ser preocupe com a geração de renda, trabalho digno, inclusão social e preservação ambiental. Não é uma coisa ou outra, são coisas simultâneas, paralelas que vão nos levar para um futuro melhor”, afirmou Goura.

Representado o Programa Cidades Sustentáveis, Maurício Barcelos lembrou que o termo sustentabilidade é muito mais do que meio ambiente. “Inclusive os Tribunais de Contas orientam que as prefeituras façam seus orçamentos baseados nos ODS”, afirmou.

A carta traz os seguintes compromissos: produção de diagnóstico e planos de metas e mapa da desigualdade; criação de comissão municipal para o ODS e o programa de metas; adoção dos princípios da Lei de Acesso à Informação e parceria para governo aberto; combate à corrupção, e utilização de ferramentas plataforma PCS e observatório de inovação para cidades sustentáveis.

“Não adianta nada ter uma cidade bonita sem água”

O Rio Bacacheri Mirim, onde muitos moradores do Santa Cândida pescavam e até bebiam sua água, hoje recebe esgoto sem tratamento, além de uma quantidade imensa de resíduos jogados diretamente.

“Essa imagem de que Curitiba tem 100% de esgoto coletado e 98% tratado, é coisa do passado. As redes quebraram, a cidade aumentou e o dimensionamento do sistema de coleta não mudou”, afirmou Luiz Idalêncio, do Instituto Mata Atlântica. “A Sanepar é uma empresa contratada pela prefeitura. E se a prefeitura não fizer a fiscalização, não adianta. Asfalto se quebrar a gente faz de novo, mas não se fabrica água. Não adianta nada ter uma cidade bonita sem água”, completou.

Clique aqui e confira mais fotos sobre esta visita.

Goura afirmou que para mudar essa realidade é preciso decisão política da prefeitura para fiscalizar os serviços de esgoto, além de promover a educação ambiental e revitalização dos rios.

Na mesma agenda, Goura conversou com representantes dos municípios de Piraquara e de Antonina sobre a necessidade de uma política integrada de saneamento e recursos hídricos. “Piraquara, por exemplo, é a cidade berço das águas, que abastece boa parte da população curitibana”, lembrou.

Além de Maurício e Luiz Idalêncio, acompanharam Goura nesta agenda Fabiano Fraga Mello, morador do Santa Cândida, o candidato a vereador de Piraquara, Fortunato, e lideranças da cidade de Antonina.

 

shares
× Fale com o Goura